Mas a nossa história começa um pouco antes disso, em 1924, quando Friedrich Bernard Buddemeyer, ao lado da família da sua noiva, Frieda Krammer, deixa a Alemanha em busca de novas oportunidades no Brasil.
Você é nosso convidado para conhecer um pouco mais dessa história de sucesso, que está completando 70 anos de dedicação e respeito aos consumidores, colaboradores e à comunidade.
Boa viagem.
Fritz e Frida Buddemeyer em 1960
Após a crise provocada pela I Guerra Mundial, muitos europeus partiram em direção ao novo mundo em busca de novas oportunidades.
Entre eles estava Friedrich Buddemeyer, um tecelão engenhoso formado nas rigorosas escolas técnicas alemãs.
Em Itajaí-SC, Fritz - como era conhecido – contribuiu muito para impedir que a indústria têxtil catarinense parasse durante a II Guerra Mundial (1939-1945), fabricando centenas de teares mecânicos que substituíram o maquinário impedido de atravessar o Atlântico por causa das restrições impostas pela guerra.
No início da década de 1950, Fritz, acompanhado de Frieda e seus filhos, Curt e Siegfried, deixa Itajaí em busca de um lugar com clima mais ameno. É aí que São Bento do Sul-SC entra em cena.
Na nova cidade, a Buddemeyer vai além das máquinas têxteis, passando a fabricar toalhas e felpudos. E é assim que, em 1951, nasce a Mecano Têxtil F. Buddemeyer, indústria que se transformaria em sinônimo de qualidade para os consumidores do Brasil e do mundo no setor de cama, mesa e banho.
Na década de 60, Curt e Siegfried assumiram o controle da empresa, tornando-a ainda maior. Curt era responsável pela área comercial enquanto Siegfried cuidava da parte industrial. Os irmãos rapidamente conquistaram o sucesso, ampliando o mercado da Buddemeyer e mantendo vivo o legado de desenvolver o próprio maquinário para atender às demandas específicas da empresa, provando que as habilidades de Fritz passaram do pai para os filhos.
Vinte anos depois, Claus, Marcos, Rolf e Carlos Buddemeyer, assumem a gestão da empresa.
Os quatro foram responsáveis por um grande impulso nos negócios, tanto na exportação de produtos felpudos para todo o mundo, quanto na ampliação da fabricação de toalhas e a introdução de novos produtos, como a linha de cama, mantendo o mesmo padrão de qualidade dos demais produtos Buddemeyer consolidando o posicionamento da marca no Brasil.
Em 1992, após realizar grandes investimentos, e inaugurar sua segunda planta industrial em Campo Alegre, SC, a Buddemeyer enfrentou uma forte crise o que obrigou a empresa a se reinventar. Naquele momento foi implantado o Sistema de Gestão Participativa, que possibilitou a recuperação da empresa e a conduziu ao crescimento. Este sistema, que tem como o principal pilar os Grupos de Melhoramento Continuo (GMCs) baseado no método Kaisen, onde os colaboradores participam ativamente da gestão da empresa e tem as melhores ideias e inovações premiadas. O segundo pilar é a comunicação horizontal, onde todos os colaboradores tem total liberdade de expressão. O terceiro pilar é a distribuição da riqueza gerada, pelo programa de participação nos resultados (PPR), onde os colaboradores podem receber aproximadamente dois salários adicionais anualmente.
Sem duvidas, o sistema de administração participativa teve uma forte influencia na consolidação da Buddemeyer, tornando-a competitiva, sustentável e moderna.
Rafael, Caroline e Fredy Buddemeyer
Hoje, três membros da quarta geração Buddemeyer já ocupam cargos de liderança na empresa. Rafael é o nosso diretor comercial, Caroline é a diretora responsável pelas operações de varejo e Friederich é o diretor adjunto de operações. Juntamente com Douglas Felipe Züge, diretor de administração e finanças, asseguram que a empresa está no rumo certo, em direção ao contínuo crescimento no mercado, na contribuição para o desenvolvimento da comunidade, e cada vez mais presente no coração dos nossos consumidores.
Mesmo depois de tantos anos, a Buddemeyer mantém seu firme compromisso com a qualidade, seja ela a excelência de nossos produtos, a qualidade de vida de quem trabalha aqui ou a eficiente gestão que levará a empresa ao futuro.
Na nossa produção, a tecnologia de ponta está presente em todos os equipamentos, sejam eles importados ou produzidos pelas equipes internas junto com os Grupos de Melhoramento Contínuo.
Obrigado a todos que fazem ou fizeram parte dessa história de sucesso!
Que venham ainda mais desafios! Estamos preparados para o futuro!
Confira algumas das fotos e acontecimentos que marcaram a nossa história:
1951 - Fritz Buddemeyer na primeira sede administrativa da Buddemeyer que, curiosamente, também era sua casa.
1960 - A primeira tinturaria.
1967 - Os 4 primos da terceira geração brincando com as embalagens das máquinas importadas.
1971 - Novos mercados.
Buddemeyer participa de feira internacional.
Década de 80 - Produção de toalhas de fio tinto para exportação.
1984 - Claus Buddemeyer, da 3ª geração, recebe o prêmio Mérito Industrial.
1987 - Curt e Siegfried Buddemeyer, da 2ª geração, no lançamento da pedra fundamental da construção da unidade de Fragosos.
1990 - Construção da atual tinturaria da Buddemeyer.
1993: Implantação do Sistema de Administração Participativa.
Início dos Grupos de Melhoramento Contínuo e dos prêmios de participação nos resultados, que transformaram a relação da Buddemeyer com seus colaboradores.
1994 - O Algodão Egípcio.
Lançamento da toalha fabricada com o melhor algodão do mundo, o que marcaria o mercado nacional e viria a se tornar uma marca registrada da Buddemeyer.
1998 - Construção da atual sede administrativa da Buddemeyer.
2000 - A Buddemeyer inicia sua confecção própria de roupas de cama.
2001: A Buddemeyer adquire a Casa Almeida que passa a ser o seu braço no varejo no Brasil.
2009 - Inauguração da Fiação em Fragossos.
2015 - Lançamento da coleção Buddemeyer Luxus.
Coleção Premium que revolucionou o mercado de luxo, pelo seu design inovador, aliado ao mais alto padrão de qualidade.
2019 - Inauguração do Centro de Distribuição.
2021 - Foto área da unidade de São Bento do Sul.
2021 - Foto área da unidade de Campo Alegre.
Conheça alguns deles:
Carlos Buddemeyer
Carlos Alberto Soares
Caroline Schurle Buddemeyer
Claus Buddemeyer
Elaine Cristina de Sousa
Elaine Aparecida Cavalheiro
Eunice da Silva Ribeiro
Evandro Muller de Castro
Fernanda Mareth Borges
Friedrich Olsen Buddemeyer
Gediel Patricio
Gian Carlos Rocha
Iris Scheffer de Macedo
Karine Peschel Torquato
Leiliane Pscheidt
Marcos Buddemeyer
Odinei Jose Bialobok
Rafael Beckert
Rafael Buddemeyer
Ricardo Kruger
Rolf Buddemeyer
Simone Roquette dos Santos Ballan
Simoni Vieira
Wilma Rodrigues Bastos
Quer saber o que mais o futuro reserva para nós?
Então assista ao vídeo: