Em 1951, nascia a Buddemeyer em São Bento do Sul-SC.

Mas a nossa história começa um pouco antes disso, em 1924, quando Friedrich Bernard Buddemeyer, ao lado da família da sua noiva, Frieda Krammer, deixa a Alemanha em busca de novas oportunidades no Brasil.

Você é nosso convidado para conhecer um pouco mais dessa história de sucesso, que está completando 70 anos de dedicação e respeito aos consumidores, colaboradores e à comunidade.

Boa viagem.

Da Alemanha para o Brasil

Fritz e Frida Buddemeyer em 1960

Após a crise provocada pela I Guerra Mundial, muitos europeus partiram em direção ao novo mundo em busca de novas oportunidades.
Entre eles estava Friedrich Buddemeyer, um tecelão engenhoso formado nas rigorosas escolas técnicas alemãs.

Em Itajaí-SC, Fritz - como era conhecido – contribuiu muito para impedir que a indústria têxtil catarinense parasse durante a II Guerra Mundial (1939-1945), fabricando centenas de teares mecânicos que substituíram o maquinário impedido de atravessar o Atlântico por causa das restrições impostas pela guerra.

Buddemeyer

Da fundação até hoje

No início da década de 1950, Fritz, acompanhado de Frieda e seus filhos, Curt e Siegfried, deixa Itajaí em busca de um lugar com clima mais ameno. É aí que São Bento do Sul-SC entra em cena.

Na nova cidade, a Buddemeyer vai além das máquinas têxteis, passando a fabricar toalhas e felpudos. E é assim que, em 1951, nasce a Mecano Têxtil F. Buddemeyer, indústria que se transformaria em sinônimo de qualidade para os consumidores do Brasil e do mundo no setor de cama, mesa e banho.

A segunda geração assume

Na década de 60, Curt e Siegfried assumiram o controle da empresa, tornando-a ainda maior. Curt era responsável pela área comercial enquanto Siegfried cuidava da parte industrial. Os irmãos rapidamente conquistaram o sucesso, ampliando o mercado da Buddemeyer e mantendo vivo o legado de desenvolver o próprio maquinário para atender às demandas específicas da empresa, provando que as habilidades de Fritz passaram do pai para os filhos.

A modernização da terceira geração

Vinte anos depois, Claus, Marcos, Rolf e Carlos Buddemeyer, assumem a gestão da empresa.
Os quatro foram responsáveis por um grande impulso nos negócios, tanto na exportação de produtos felpudos para todo o mundo, quanto na ampliação da fabricação de toalhas e a introdução de novos produtos, como a linha de cama, mantendo o mesmo padrão de qualidade dos demais produtos Buddemeyer consolidando o posicionamento da marca no Brasil.

Crise e reinvenção

Em 1992, após realizar grandes investimentos, e inaugurar sua segunda planta industrial em Campo Alegre, SC, a Buddemeyer enfrentou uma forte crise o que obrigou a empresa a se reinventar. Naquele momento foi implantado o Sistema de Gestão Participativa, que possibilitou a recuperação da empresa e a conduziu ao crescimento. Este sistema, que tem como o principal pilar os Grupos de Melhoramento Continuo (GMCs) baseado no método Kaisen, onde os colaboradores participam ativamente da gestão da empresa e tem as melhores ideias e inovações premiadas. O segundo pilar é a comunicação horizontal, onde todos os colaboradores tem total liberdade de expressão. O terceiro pilar é a distribuição da riqueza gerada, pelo programa de participação nos resultados (PPR), onde os colaboradores podem receber aproximadamente dois salários adicionais anualmente.

Sem duvidas, o sistema de administração participativa teve uma forte influencia na consolidação da Buddemeyer, tornando-a competitiva, sustentável e moderna.

A quarta geração

Rafael, Caroline e Fredy Buddemeyer

Hoje, três membros da quarta geração Buddemeyer já ocupam cargos de liderança na empresa. Rafael é o nosso diretor comercial, Caroline é a diretora responsável pelas operações de varejo e Friederich é o diretor adjunto de operações. Juntamente com Gediel Patrício, diretor de administração e finanças, asseguram que a empresa está no rumo certo, em direção ao contínuo crescimento no mercado, na contribuição para o desenvolvimento da comunidade, e cada vez mais presente no coração dos nossos consumidores.

Compromisso com
a qualidade

Mesmo depois de tantos anos, a Buddemeyer mantém seu firme compromisso com a qualidade, seja ela a excelência de nossos produtos, a qualidade de vida de quem trabalha aqui ou a eficiente gestão que levará a empresa ao futuro.

Na nossa produção, a tecnologia de ponta está presente em todos os equipamentos, sejam eles importados ou produzidos pelas equipes internas junto com os Grupos de Melhoramento Contínuo.

Obrigado a todos que fazem ou fizeram parte dessa história de sucesso!
Que venham ainda mais desafios! Estamos preparados para o futuro!

Momentos marcantes

Confira algumas das fotos e acontecimentos que marcaram a nossa história:

Capítulo 4

Quem faz a Buddemeyer?

Ao longo desses 70 anos, a nossa história foi tecida pelas milhares de pessoas que passaram por aqui.

Cada uma delas ajuda a compor a trama neste tecido chamado Buddemeyer.

Conheça alguns deles:

Um olhar para o futuro

E aí, gostou da viagem?

Como você pode ver, a Buddemeyer sempre trabalhou olhando para o futuro. Foi assim que costuramos esses 70 anos e é assim que vamos costurar os próximos, sempre tendo a inovação, a evolução e a sustentabilidade como norte.

Quer saber o que mais o futuro reserva para nós?

Então assista ao vídeo: