Dicas

Lave sua toalha de banho após três usos!

Se você tomou um banho hoje, seu corpo pode estar limpo, mas sua toalha de banho está provavelmente suja. No momento em que você usa a toalha, ela se torna um terreno fértil de bactérias; Fungos; Células mortas da pele; e diversas secreções.

A boa notícia é que a maioria destes micróbios não são prejudiciais. Na verdade, muitos deles vieram de seu próprio corpo. Mas eles estão lá, e se multiplicam rapidamente.

Então, quantas vezes você pode usar sua toalha antes de lavar?

“O ideal é no máximo 3 vezes”, secando-a em área arejada, disse o dr. Philip Tierno, microbiologista e patologista da Faculdade de Medicina da Universidade de Nova York, ao Tech Insider.

Vamos praticar essa dica? Saúde é um bem valioso!

Remoção de Manchas

Quanto mais tempo você demorar em remover qualquer tipo de mancha, mais difícil vai ser retirá-la. A dica é lavá-las na hora em que a sujeira se instala. Assim você não corre o risco da mancha se fixar nas fibras do tecido e não sair mais.

Cuidados Gerais

Certifique-se de que suas toalhas não entrem em contato com produtos de limpeza já que estes podem danificar o tecido. Tome cuidado com:

– limpadores que contenham água sanitária, que removerão a cor de suas toalhas permanentemente;

– loções adstringentes e produtos para tratamentos de pele que contenham peróxido de benzoíla, que podem causar o mesmo efeito que a água sanitária. Além de resquícios de tinturas para cabelo, que também danificam seus produtos.

 

Limpar o filtro é essencial!

Hoje as máquinas modernas tem filtros auto limpantes, mas se a sua máquina possui um filtro que necessite de limpeza não deixe de fazer esta manutenção com certa frequência. Assim você evita que as felpas acumuladas sujem outros tecidos.

Organizando a Rouparia

Se você tiver um espaço disponível para usar como rouparia você pode separar os jogos de cama e banho por pessoa ou uma prateleira para cada item, identificando-os.

Caso você não tenha um local específico para “chamar “de rouparia, sugiro que você guarde a roupa de cama no quarto de cada membro da família. Os conjuntos de banho podem ser organizados no banheiro em que serão usados.

Separe os conjuntos: lençol de solteiro, de casal, king, toalhas de banho, de rosto e pisos, mantas, edredons, etc.

A dobra certa é aquela que funciona para você! Faça a sua dobra de acordo com o tamanho da prateleira e ou gaveta que você tiver disponível.

Para organizar seus lençóis de maneira simples e prática você pode:

1) dobre o lençol de cima e coloque dentro o debaixo e as fronhas fazendo assim um conjunto.

2) coloque o lençol de cima e o de baixo dobrados dentro de uma das fronhas do conjunto. Esta opção só funciona com conjuntos de lençol que tenham a fronha “careca” (aquelas que não possuem abas).

Desta forma os conjuntos estarão sempre completos.

Para guardar edredons e mantas que não são usados frequentemente use embalagens de TNT que evitam que as peças mofem e as deixam conservadas e limpas.

Os jogos de banho seguem o mesmo padrão, dobre a toalha de banho e coloque a de rosto dentro. Para não confundir o piso com a toalha de rosto gosto de colocar os pisos separados ao lado dos conjuntos de toalhas ou em uma prateleira só para eles.

Troque as toalhas e lençóis semanalmente. É importante que elas sequem bem de um banho para o outro senão podem criar fungos. Se seu banheiro não é suficientemente arejado coloque as toalhas para secar em local mais arejado e troque-as com mais frequência.

Caso tenha itens avulsos categorize por tipo e coloque os em pilhas na prateleira.

Identifique as prateleiras com os nomes dos membros da família ou por tipo de jogos de lençol e toalha. Exemplo: solteiro, casal, king, hóspedes, etc. Assim todos saberão aonde encontrar!

Não se esqueça de fazer um rodízio. O conjunto que vier da lavanderia entra embaixo da pilha assim, todos os jogos são usados.